domingo, 5 de maio de 2013

OS BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA PARA BEBÉS E CRIANÇAS

A musicoterapia consiste na aplicação científica do som, da música e do movimento, facilitando a comunicação, promovendo a expressão individual e favorecendo a integração social.
A nível de estimulação, a sua utilização está a ser utilizada dentro dos programas educativos para facilitar a aprendizagem nas crianças.
 
O uso da música como cura consiste numa disciplina de carácter natural, complementária e não farmacológica, cuja ferramenta de trabalho é a musica e os seus componentes, que é utilizada com sons, estruturas rítmicas ou partes musicais.
Cada vez é mais utilizada para conseguir, de uma forma natural, resultados terapêuticos, tanto a nível psicomotriz, como a nível psicológico, energético ou orgânico.
O primeiro Instituto de Musicoterapia foi criado em 1942 em Estocolmo (Suécia), e em 1954 Thayer Gaston foi nomeado diretor da Universidade de Kansas, nos Estados Unidos da América criando-se assim o primeiro título universitário nesta especialidade. Durante esta etapa, Gaston estabeleceu os princípios gerais nos quais se baseia a musicoterapia atual. Os programas desenhados para a utilização da música estimulam zonas do corpo humano que ajudam a equilibrar funções orgânicas ou psicológicas concretas.
 
INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA ALMA DE UMA CRIANÇA
Tudo o que é música, para uma criança, é sempre positivo. Mas devemos ter em conta que deve ser adaptada aos seus ouvidos, à sua capacidade de ouvir e à sua idade.
A musicoterapia pode ajudar muito uma criança na aprendizagem, coordenação, controle de ansiedade e melhoria do estado de ânimo, entre outros. Mas sobretudo ajudar a organizar o seu nível interno. A influência da música é muito maior do que acreditamos. Quanto mais cedo se expuser uma criança à música, mais benefícios se obtêm, seja como terapia ou como uso lúdico.
O uso de canções para ensinar habilidades académicas, sociais e motoras às crianças pequenas tornou-se numa prática comum para alguns professores e educadores de música e, claro, para muitos musicoterapeutas dos Estados Unidos.
Existem muitos estudos que demonstraram que a música e os seus componentes produzem padrões de atividade cerebral. Isto leva a uma maior eficácia a nível de funcionamento do cérebro, não só como diretor dos processos cognitivos, mas também como regulador das funções vegetativas do organismo.
Quando se aplica uma destas alternativas a um paciente  é porque existe algo no seu sistema que não funciona bem, seja em maior ou menor grau, mas é suficientemente importante para evitar desencadear outros problemas do tipo psicológico, social, motriz ou fisiológico. Por vezes, um problema que tem a sua solução na musicoterapia evita outros futuros problemas no desenvolvimento, tanto da criança como do adulto.
A música tem valores universais que afetam todas as pessoas e que se definem pelo ritmo, a harmonia, a melodia e o tom. Assim, o musicoterapeuta deve descobrir a personalidade musical de cada paciente para poder selecionar a música adequada. Um tipo de música ou outro pode ser mais benéfico, segundo a sua personalidade e o seu estado.
 
EFEITOS DA MUSICOTERAPIA
Os efeitos que Musicoterapia tem nos distintos âmbitos são muitos, mas, se nos baseamos naqueles que influenciam as crianças, são os seguintes:
 
FISIOLOGIA
Produz mudanças no ritmo cardíaco e respiratório, assim como na tensão muscular.
 
COMUNICAÇÃO
Estimula a expressão dos problemas  das inquietudes.
 
AFETIVIDADE
Favorece o desenvolvimento emocional e afetivo.
 
SENSIBILIDADE
Aguça a perceção auditiva e táctil.
 
MOVIMENTO
Estimula a atividade e melhora a coordenação motriz.
 
SOCIABILIDADE
Fomenta a inter-relação social.
 
EDUCATIVAS
Ajuda na formação, desenvolvimento pessoal e na superação de dificuldades de
aprendizagem.
 
PSICOTERAPÊUTICAS
Ajuda a resolver problemas psicológicos e a mudar condutas estabelecidas.
 
MÉDICA
Apoio psicológico e físico (pode reduzir a dor) a pacientes, médicos que enfrentam
situações difíceis como a cirurgia, doenças terminais e cuidados intensivos.
 
PSIQUIÁTRICA
Melhora a autoestima e a capacidade de comunicação dos doentes.
 
MÉTODOS DE APLICAÇÃO
As sessões preparam-se e desenham-se segundo as caraterísticas do paciente, combinando múltiplos fatores. No entanto existem muitas diferenças se é criança ou um adulto.
O uso da música para ajudar as crianças na aprendizagem e na memorização do material, baseia-se no uso de uma pauta estrutural, na que a música está presente simultaneamente com o material que tem de ser aprendido. A música torna-se desta forma num meio pedagógico para transmitir informação, e como veículo para memorizar palavras.
 
Fonte: Equipa da Essencial Minds.
 
 

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